O
Customer Success, termo que em
português significa sucesso do cliente, é um método muito utilizado por
empresas que prezam pela satisfação do cliente e priorizam a entrega de
resultados esperados por eles. Os profissionais da área buscam proporcionar um bom
relacionamento do cliente com o produto/serviço ou a marca, promovendo a
experiência completa do consumidor.
A experiência do consumidor já era muito importante para qualquer empresa ou loja
física por envolver uma série de percepções e detalhes de uma venda presencial
e do contato direto com o cliente.
Quando se trata do relacionamento digital essa experiência do consumidor é
ainda mais necessária para manter uma boa reputação da empresa nos meios
digitais, uma vez que o contato presencial é praticamente inexistente.
A experiência do cliente deve ser completa
Atualmente, empresas de todos os portes e segmentos tiveram que se adaptar às mudanças que aconteceram em todo mundo e principalmente na forma de consumir. As empresas tiveram que se inserir no meio digital e oferecer o que os consumidores buscavam: atendimento de qualidade e em diferentes canais.
Isso
porque, a competitividade do mercado está cada vez mais alta e os clientes
acompanham essa evolução, se tornando cada vez mais exigentes.
A experiência do cliente vai além do simples ato de comprar. Proporcionar uma boa experiência exige
cuidado e atenção com o antes e depois do processo da venda.
O Customer success e o
marketing digital
O Customer Success na prática é feito por profissionais que visam proporcionar uma boa relação do cliente com o produto ou serviço, para que assim, a marca seja lembrada positivamente mesmo após a venda realizada. Sendo assim, funções como: elaboração de feedbacks, proposições de melhorias, soluções para os problemas dos clientes, avaliação de indicadores de performance e resultados, e comunicação entre clientes e demais canais da empresas, são algumas das atribuições desses profissionais.
Com essa listagem de funções deu para perceber que o marketing caminha junto com o customer success. A interseção entre o customer success e os profissionais de marketing digital está justamente num marketing voltado para clientes. Não apenas pensando na prospecção deles e objetivando a venda. Mas sim visando entregar valor do produto gerar uma boa relação do consumidor após a compra.
Para isso, a empresa deve definir bem suas metas, ter estratégias traçadas e processos que funcionem em sinergia com todas as áreas para que o marketing digital use o customer success como um aliado para as ações.
A força do digital no sucesso de um negócio
Milhares de pessoas desistem todos os dias de comprar e exigem uma resposta imediata e perfeita da empresa para que seu problema seja solucionado. E se não for algo satisfatório, em poucos cliques o concorrente já estará aparecendo e oferecendo aquilo que o cliente deseja.
Para ajudar as empresas que querem ter sucesso no online, a metodologia de cliente oculto existe de diferentes formas. Todas elas auxiliam as empresas e os profissionais a conseguirem encontrar os problemas e alcançar o tão sonhado o sucesso do cliente.