Como o investimento em marketing reduz custos na sua empresa

Para ver o crescimento da empresa atrelado à redução de custos, investir em marketing se revela como uma prática fundamental.

Nesse sentido, o Marketing Digital é considerado um baixo investimento com um alto retorno. Ou seja, é o que toda empresa deseja, certo? Aumentar os lucros sem aumentar os custos.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar a você quais são as vantagens de aderir ao investimento em marketing e como fazer isso de forma certeira. Continue a leitura para saber mais!

6 formas que o investimento em marketing ajuda na redução de custos

Quando o assunto envolve as vendas, o marketing é um dos principais aliados, permitindo que o público conheça o seu produto, identifique-se com ele e queira adquiri-lo.

No entanto, entre descobrir a existência da sua empresa e contratar um produto ou serviço dela há um tempo e, caso o marketing da sua empresa não seja muito eficaz, isso se torna ainda mais demorado.

Desse modo, o marketing, em especial o digital, possibilita que a sua empresa seja vista no mercado e tenha uma base sólida de clientes.

Para isso, o primeiro passo é focar na aquisição de clientes. Nesse momento, principalmente devido à alta adesão ao mundo da internet, o marketing digital se torna fundamental durante o processo.

Por meio dele, você consegue reduzir os custos com a aquisição de cliente (CAC), a partir de estratégias on-line que conquistam os clientes e aumentam as vendas.

Além disso, o marketing digital também busca a retenção de clientes para que, assim, as vendas não parem e a fidelidade apenas cresça.

Dessa forma, é fundamental que você encare o marketing como investimento e não como uma despesa para a sua empresa. A seguir, veja 6 modos como ele pode auxiliar na redução de custos.

1. Canais baratos

Com as mídias digitais, você não gasta tanto para fazer anúncios quanto gastaria ao veicular propagandas na televisão, por exemplo.

As plataformas on-line que permitem a divulgação dos seus produtos são bem baratas, como o Instagram, o Facebook e o Google.

Além disso, em alguns casos, você só paga caso o usuário clique no anúncio, como é o caso do Google Adwords. Isso é bem econômico, pois se torna possível pagar apenas pelos resultados.

Além disso, através das técnicas certas de SEO (Search Engine Optimization) , é possível ainda chegar às primeiras colocações do Google de maneira orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.

2. Alta segmentação

Outra vantagem do investimento em marketing é possibilitar que sejam criados anúncios bem segmentados e, assim, você tem maiores chances de alcançar o seu público-alvo.

Quando fizer anúncios no Facebook ou Instagram, é possível segmentar o público com base em sexo, idade, cidade, profissão, interesses e muitas outras coisas.

Com base nessas informações, você consegue direcionar o anúncio para quem deseja que o visualize.

Dessa forma, é bem provável que essas pessoas se interessem pela sua propaganda, ao contrário de anúncios que são divulgados para qualquer um.

3. Feedback imediato

Quando são feitos anúncios como banners pelas ruas, propagandas na televisão ou no rádio, é difícil saber qual a opinião do público em relação ao que é divulgado.

Sendo assim, é mais complicado descobrir onde você errou ou acertou.

no mundo digital, o feedback é instantâneo. Então, você se torna mais seguro para fazer testes e descobrir qual tipo de veiculação agrada mais o seu público.

Isso, é claro, reduz bastante os seus custos ao possibilitar que os clientes se identifiquem com maior facilidade sem ter o trabalho de fazer investimentos tão caros.

4. Análise de métricas

Toda empresa deve andar lado a lado com a análise de métricas. Afinal, por meio dela, é possível identificar os anúncios que fazem mais sucesso, as características principais do público-alvo atingido, o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos etc).

Esses dados são necessários para viabilizar futuras campanhas que sejam ainda mais compatíveis com os clientes, possibilitando um redirecionamento do investimento para estratégias que dão melhores retornos.

5. O cliente encontra a sua empresa

Ao investir na presença on-line por meio do marketing digital, você permite que os clientes possam achar a sua empresa.

Isso ajuda a reduzir os custos com a aquisição, além de possibilitar uma maior interação entre a empresa e o público.

Nesse processo, ainda é possível investir no marketing de conteúdo, entregando conteúdos relevantes para o seu cliente, como blog posts, e-books, infográficos, vídeos e muito mais.

Assim, o público não apenas é capaz de encontrar a sua empresa como também há maiores chances de acontecer a fidelização.

6. Resultados a longo prazo e de longa duração

Quando falamos em investimento em marketing, é importante destacar queos resultados, inclusive a redução de custos, acontecem a médio e longo prazo. Portanto, é necessário ter paciência para construir uma imagem sólida no mercado.

No entanto, por mais que os resultados possam demorar um pouco, saiba que eles são de longa duração, fazendo a espera valer a pena.

Como investir no marketing digital

A jornada para reduzir custos com o marketing digital envolve uma série de processos, como o conhecimento sobre as estratégias de marketing e a prática sobre o conhecimento obtido.

Nesse sentido, é fundamental investir na presença on-line, participando de canais que sejam compatíveis com o seu público.

Lembre-se que não adianta fazer perfis em canais onde o seu cliente não está. Portanto, antes de dar início a esse passo, você precisa conhecer bem o seu público e identificar a jornada do cliente.

Além disso, é importante manter uma frequência constante na geração de conteúdo relevante, através de estratégias como SEO para que, assim, o público possa encontrar a sua empresa. Quantidade e qualidade precisam caminhar juntas

Você também pode fazer anúncios pagos bem segmentados, que costumam dar um ótimo retorno, nos principais canais.

Não se esqueça de avaliar os resultados e identificar possíveis erros ou acertos de cada anúncio.

Enfim, existem diversos passos que podem ser seguidos na busca por uma base sólida de clientes atrelada à redução de custos graças ao investimento em marketing.

O mais importante é começar, ir testando e não deixar de registrar todos os investimentos para que você saiba ao final de cada campanha qual foi o retorno financeiro ganho.

E falando em finanças, sabemos que a melhor forma de reduzir custos é ter uma boa e  correta administração financeira na empresa, recomendamos que você teste o Keruak gratuitamente e torne a gestão financeira da sua empresa mais transparente.

>