Estratégias de marketing digital para utilizar durante a pandemia

É notável a atenção que o marketing digital tem ganhado nesse período de pandemia e isolamento social que tem como consequência uma crise econômica bastante relevante.

A crise tem acentuado o que já era uma tendência natural no mundo dos negócios: o desenvolvimento de estratégias de marketing digital eficazes para diferentes segmentos.

Mas no início da pandemia não foi bem assim. Diante de tantas incertezas, uma das primeiras atitudes dos gestores foi diminuir os investimentos nas campanhas de marketing.

Todavia, depois de um tempo de adaptação, percebeu-se que os meios digitais têm papel preponderante para que as empresas consigam driblar a crise.

Uma infinidade de atividades e negócios que eram realizados presencialmente, agora migraram para os meios digitais e, sim, essa é uma ótima oportunidade de marketing.

Além disso, por estarem em casa por um período maior, as pessoas acumulam mais tempo em frente às telas dos computadores e smartphones, seja a trabalho ou não.

Então, o que as empresas precisam fazer é mostrar o que seus negócios oferecem para essas pessoas que estão em casa, conectadas ao mundo através dos meios digitais.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas estratégias de marketing digital que estão em alta durante a atual crise e que também são apostas para o cenário pós-pandemia.

Necessidade latente

É natural que, numa situação em que muitas empresas ficam impedidas de encontrar seus clientes pessoalmente, elas se interessem por métodos alternativos de se fazerem presentes no cotidiano dessas pessoas.

E, nesse contexto, há um aumento do interesse por cursos e consultorias relacionados ao marketing digital. Interesse esse que vai se tornar uma demanda efetiva quando houver uma estabilização econômica.

Essa previsão se dá por conta da necessidade já latente da transformação digital mesmo antes da pandemia e da crise.

Ou seja, os progressos feitos por necessidade durante a crise continuarão sendo úteis e necessários depois que ela passar.

Podemos dizer então que é importante pensar com cuidado em estratégias de marketing digital durante a pandemia porque essa área será afetada positivamente quando o mercado se recuperar.

Estratégias de marketing digital

Considerando que o objetivo do marketing digital é promover produtos, serviços ou marcas por meio das mídias digitais, suas estratégias precisam ser traçadas visando atender às necessidades do mercado e dos consumidores e superar a concorrência.

Para traçar uma estratégia de marketing digital, é preciso, entre outras atividades,a análise da concorrência, o estabelecimento de palavras-chave, a definição de metas, o estudo de personas, a escolha dos canais e a produção de conteúdo relevante.

Tudo isso precisa ser feito com o pensamento focado na ampliação do relacionamento com o cliente e no incentivo para que ele tome atitudes que favoreçam os seus negócios.

Nos tópicos seguintes, vamos falar sobre algumas tendências do marketing digital que podem te ajudar a driblar os efeitos da crise econômica e obter bons resultados após a pandemia.

Técnicas de SEO

Que o foco de toda estratégia de marketing é o cliente você já sabe. O importante agora é entender quem é o seu público-alvo ou cliente em potencial.

Há algumas décadas, pensava-se em estratégias mais amplas para a comunicação com os clientes em potencial. O pensamento era simplesmente direcionar suas mensagens para o maior número possível de pessoas.

Agora o mercado é muito mais segmentado e fazer um grande investimento em marketing sem passar pela etapa da definição e conhecimento do público-alvo é uma verdadeira perda de tempo e dinheiro.

É preciso pensar em quem é o seu público-alvo e por quais razões ele procuraria o seu produto, marca ou serviço.

Quais seriam os hábitos digitais desse cliente em potencial durante o isolamento social? A partir dessa questão você consegue começar a traçar uma estratégia eficiente de marketing.

É aí que entram as técnicas de SEO, abreviação para a expressão em inglês Search Engine Optimization, ou, em português, otimização nos mecanismos de pesquisa.

Essas técnicas têm o objetivo de alcançar a melhor classificação possível em ferramentas de busca como o Google, aumentando a visibilidade do seu produto, marca ou serviço.

Esse recurso, que tem como ponto de partida as palavras-chave mais buscadas pelos componentes do seu público-alvo, permite melhorar os seus resultados orgânicos em sites como o Google.

Os resultados orgânicos são aqueles que não envolvem anúncios patrocinados, ou seja, você oferece ao seu público as respostas que ele está procurando on-line e, consequentemente, ele vai lembrar da sua marca quando precisar de determinado produto ou serviço que você oferece.

Com o aumento do comércio on-line por conta do isolamento social, o SEO ganhou especial relevância, porque a maioria das pessoas recorre aos sites de busca para procurar por produtos e serviços, principalmente neste novo cenário em que elas ainda estão se acostumando às compras on-line de artigos que antes compravam presencialmente.

Neste contexto, se o site de uma empresa está nas primeiras posições que aparecem quando se faz determinada pesquisa on-line, as chances de um negócio ser efetivado são muito maiores.

É claro que o seu site precisa ser atrativo, bem organizado e intuitivo para que o cliente consiga obter o que deseja sem dificuldades.

Mídias sociais

As mídias sociais já eram tendências muito antes da pandemia e do isolamento social. Então, ignorá-las não é uma boa ideia, por mais que você pense que seu site já é bem interessante e que todas as informações das quais os clientes necessitam estão lá.

Trata-se da necessidade de uma constante presença digital.O seu site precisa ser atrativo e estar atualizado, mas não espere que o cliente vá direto até você por meio dele.

O cliente está nas mídias sociais e sua marca também precisa estar lá.

Se você construiu seu relacionamento com o cliente unicamente em eventos como feiras de negócios e exposições, agora é hora de atualizar as formas de contato com o seu público-alvo.

A tendência é que as pessoas fiquem em casa sempre que puderem durante os próximos meses e as mídias sociais serão cada vez mais frequentadas.

Elas são, portanto, um ótimo meio para você divulgar sua marca, serviço ou produto. Um ótimo recurso para que você exponha ao seu cliente o que você tem a oferecer.

Uma das grandes vantagens das mídias sociais é a alta interatividade que elas proporcionam. Com elas, você também fica sabendo o que o cliente tem a dizer.

Como o cliente percebe o seu negócio? Ele teve algum problema com a utilização dos produtos ou serviços que você oferece? Ele precisa da sua ajuda?

Todas essas respostas podem ser obtidas sem grandes dificuldades por meio das mídias sociais, um dos mais poderosos canais de comunicação aos quais você pode recorrer.

Se seu negócio possui alta atividade nas mídias sociais, você consegue estabelecer e manter um diálogo com os clientes, fortalecendo sua imagem.

Todavia não basta criar uma página, é preciso ser ativo, fazer atualizações constantes e responder aos contatos e questionamentos sempre que eles chegarem.

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são os parceiros perfeitos para as empresas que já estabeleceram uma boa presença digital.

Eles atuam no sentido de propagar a sua marca para um grande número de pessoas, gerando fortalecimento e engajamento para o seu negócio.

Dessa forma, você tem acesso aos seguidores dos influenciadores e amplia os resultados que obteria atuando sozinho.

Com o maior conhecimento e simpatia por sua marca, obtidos por meio da ajuda dos influenciadores, fica mais fácil conquistar e fidelizar novos clientes.

Isso porqueeles ampliaram as informações que têm sobre você por meio da recomendação de alguém, uma pessoa a qual eles conhecem (mesmo que só virtualmente), por quem nutrem admiração e em quem confiam.

Considerações finais

O marketing digital é a palavra-chave para os negócios durante e após a pandemia, portanto, invista neste recurso e entenda o máximo possível como ele funciona.

Estamos diante de um cenário de mudanças drásticas no comportamento do consumidor e a tendência é que ele permaneça cada vez mais tempo on-line.

Sendo assim, o que você puder fazer para ampliar o contato e o relacionamento com ele através dos meios digitais será uma ação muito bem-vinda.

Que tal começar entendendo melhor como se dá a experiência do seu cliente on-line? Recomendamos a leitura do artigo da Hosts.Green sobre monitoramento da experiência digital. Boa leitura!

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